Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

NOVO PRESIDENTE DO INSTITUTO ÉTICA SAÚDE TOMA POSSE
06/03/2020

Tomou posse, no dia 3 de março, em São Paulo, o novo Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde (biênio 2020/2021). Eduardo Winston Silva recebeu o cargo de presidente de Gláucio Pegurin Libório, que permanece como secretário. Também compõem o Conselho Patrícia Braile como vice-presidente, Marcos Machado como tesoureiro, Vanessa Queiroz Torres como conselheira e Cândida de Fátima Bollis como suplente. A nova gestão é marcada pela pluralidade, com representantes de fabricantes, importadores e distribuidores e hospitais.

No discurso de posse, Eduardo Winston Silva ressaltou que o sucesso do Instituto Ética Saúde se deve à convicção e ao enorme grupo de colaboradores. “A Teoria Institucional nos ajuda a entender alguns problemas do setor. A forma como o sistema está organizado incentiva comportamentos oportunistas e práticas antiéticas. É preciso ter consciência de que mudar tais práticas não será algo simples e há que ter muita coragem e disposição para brigar por esta ruptura. Acredito que a maior mudança será pela percepção de valor das atitudes éticas, em contraponto ao ganho gerado pelas práticas não éticas. É quase um processo de evangelização, passo-a-passo; e estamos somente no início de nossa caminhada”.

Eduardo Winston Silva é economista com mestrado executivo em administração e negócios pela FGV. Trabalha na área da saúde há 14 anos e atualmente é country diretor da multinacional Nuvasive. O novo presidente do Conselho de Administração salientou ainda que o custo da falta de confiança é muito grande. “Temos que tirar a desconfiança da mesa. O IES é o canal pra sentarmos todos os players e resolvermos. O impacto do que fazemos aqui no Instituto vai muito além da saúde”. E concluiu: “Temos que brigar pra entregar um país melhor do que achamos. A Saúde é um exemplo de quão cruel as consequências podem ser quando não cuidamos da Ética”.

Participaram da cerimônia de posse os integrantes do Conselho de Administração (gestões passadas e nova), Patrícia Braile, Marcos Machado, Ronaldo Sampaio Carneiro; os integrantes do Conselho de Ética, Antonio Fonseca, Edson Luiz Vismona e Mario Aquino Alves; o diretor médico, Sérgio Madeira; a assessora de comunicação e informação, Cibele Martins; o assessor de compliance, Marlon Franco; e o assessor jurídico e de compliance, Rodrigo Alberto Correia da Silva.

Sobre o Ética Saúde

O Instituto Ética Saúde (IES) busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.

Participam do Instituto representantes de toda a cadeia de valor da saúde – fabricantes, distribuidores, importadores, hospitais, laboratórios, médicos, cirurgiões-dentistas e operadoras de saúde. O IES tem acordo de cooperação firmado com os órgãos públicos CADE, TCU, ANVISA e AMPASA, com a FGVEAESP e com o Instituto Não Aceito Corrupção.


Fonte: DOC PRESS Comunicação