Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

BARCO HOSPITAL PROPORCIONA ATENDIMENTO MÉDICO PARA RIBEIRINHOS
15/01/2020

Está na Constituição Federal: a saúde é um direito de todos. Em um país como o Brasil, grande e marcado por desigualdades, é preciso olhar para este assunto com atenção e enxergar além dos grandes centros urbanos. A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com sede em Jaci (SP), estendeu este olhar até as populações ribeirinhas na região amazônica, para onde direcionou parte do seu trabalho e iniciou atendimentos médicos no Barco Hospital Papa Francisco. A embarcação foi construída especialmente para percorrer as comunidades localizadas ao longo de mil quilômetros às margens do rio Amazonas no Estado do Pará.

Tudo começou em 2013 com um pedido direto do Papa Francisco ao presidente da instituição, Frei Francisco Belotti. Ao saber das ações sociais que a associação desenvolvia no Brasil e no Haiti, pediu ao frei que atuassem também na Amazônia. Mas foi só em 2018 que o sonho plantado no coração de Belotti começou a tomar forma.

Ao começar a gerenciar dois hospitais na região, a Santa Casa de Óbidos (PA) e o Hospital 9 de Abril, em Juruti (PA), ficou clara para a associação a necessidade de levar atendimento médico até às comunidades ribeirinhas, por causa da dificuldade de locomoção da população. Foi então que surgiu a ideia de construir um barco hospital. “Para ter uma ideia do tamanho da região, de Óbidos para Juruti levamos quatro horas de barco, e podemos levar 14 horas para chegar até às comunidades”, conta o Frei Joel Souza, diretor administrativo do Barco Hospital. “Só essa região, conhecida como Baixo Amazonas, é maior em extensão do que o Estado do Paraná”, compara(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 72 da revista Panorama.

Frei Francisco é um dos nossos palestrantes no 29º Congresso da Fehosp. Venha conhecer essa história maravilhosa.

Faça sua inscrição: http://eventosfehosp.com.br/inscricao-2020/

Congresso
Dia 30 de abril – quinta-feira

11h30 às 12h30 – Barco Hospital Papa Francisco: viabilizando saúde, acolhendo vidas!


Fonte: Anahp