Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Sipat da Santa Casa de Marília é encerrada com ampla adesão dos funcionários
23/04/2015

Saúde do trabalhador, direitos previdenciários e cidadania fazem parte da pauta
Termina na tarde desta sexta-feira (17) a maratona de encontros da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Santa Casa de Marília. Centenas de funcionários de todos os turnos participaram das palestras dinâmicas, que apresentaram temas ligados à saúde do trabalhador, direitos previdenciários e cidadania. A meta é compartilhar conhecimento, reduzir o número de acidentes e proporcionar saúde e bem estar aos trabalhadores.
A programação foi aberta na segunda-feira (13), com a presença de representantes da diretoria da Irmandade e diretores executivos do hospital. Na oportunidade, o 2º vice-provedor, Luis Antônio Orlando, parabenizou os integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) pela organização.
 
Ele destacou a contribuição que os trabalhadores podem oferecer, quando são participativos nas questões de segurança. “Vocês conhecem as dificuldades do dia a dia, por isso, ninguém melhor que o funcionário para indicar e orientar o que deve ser feito para que o ambiente de trabalho seja mais seguro. Na Santa Casa, vemos essa participação efetiva”, disse.
 
As palestras foram realizadas em diversos horários, para que um maior número de pessoas pudessem participar. A auxiliar de enfermagem Edna de Souza, que atua no setor de ortopedia, assistiu as palestras “INSS – Fator Previdenciário” e “Alimentação Saudável”. Para ela, os temas foram pertinentes e bem apresentados. “Na correria do trabalho e dos compromissos pessoais, nem sempre a gente tem tempo de buscar informação de qualidade e participar desse tipo de evento fora do hospital. As palestras foram ótimas”, avaliou.
 
Além dos dois temas, a Sipat da Santa Casa de Marília também apresentou as palestras Doação de Órgãos e Tecidos, DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, Depressão, Crédito Consciente, Direção Preventiva, Descarte de Medicamentos, Câncer de Mama e Tabagismo.
 
O presidente da Cipa, o auxiliar administrativo José Carlos da Silva (setor de estatística), agradeceu a todos os palestrantes, aos funcionários que aderiram e também à diretoria, pela confiança e apoio. “Acidente é algo que pode ser evitado e a principal forma de prevenção é a informação”, pontuou.
 
Ainda segundo Silva, a instituição vai além do cumprimento das legislações (por meio do Sesmt e da Cipa) e faz um trabalho permanente de educação, adaptação às novas normas e busca de soluções para evitar acidentes.
 
Atualmente, o principal tipo de acidente registrado na Santa Casa de Marília envolve material perfuro-cortante. “É previsível, por sermos uma instituição de saúde, mas temos trabalhado muito para reduzir essas ocorrências. O que temos observado também, com muita frequência, são os acidentes de trajeto, principalmente com motocicletas”, informou o presidente.
 

*Informações da Santa Casa de Marília