Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Votuporanga completa 65 anos de inauguração nessa quinta-feira
16/04/2015

Apenas em 2014, o Hospital realizou quase 800 mil atendimentos; Culto Ecumênico será realizado nesta
Inaugurada oficialmente no dia 16 de abril de 1950, a Santa Casa de Votuporanga completa nessa quinta-feira, 65 anos. A Instituição é considerada pelo Governo do Estado de São Paulo, como um Hospital Estruturante, sendo referência para uma população de quase 500 mil habitantes, o que corresponde a 53 cidades. No município, é o único Hospital que atende ao SUS – Sistema Único de Saúde e apenas no ano passado, 2014, realizou quase 800 mil atendimentos, entre Pronto Socorro, exames, internações, consultas ambulatoriais, cirurgias e partos. Além da palestra na terça-feira, para comemorar a data, será promovido um culto ecumênico, na praça da entidade, às 9 horas, no dia do aniversário.
 
O provedor da Santa Casa, Valmir Antônio Dornelas, reforça o convite à população para o culto. “Será um momento de reflexão em prol desse novo ano do Hospital. Toda nossa comunidade está convidada, pois são pilares fundamentais na sustentação de nossa entidade”. O culto contará com a participação do padre Jair de Marchi, da Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima; o pastor Paulo Henrique Sales Lima, da Igreja Presbiteriana do Brasil de Votuporanga e Divaldinho Mattos, do Grupo Espírita Maria de Nazaré.
 
Em relação ao número de atendimentos, entre SUS/Convênios/Particulares, nasceram 1.696 crianças no Hospital. Além disso, a Santa Casa serviu aos pacientes e acompanhantes, 1800 refeições, a lavanderia lava em média, quase 3 toneladas de roupas por dia e atualmente, cerca de 200 voluntários trabalham ativamente na entidade ou nas campanhas de arrecadação. Com 226 leitos para internação, a referência, principalmente, em alta complexidade, acaba atraindo cada vez mais casos graves e que necessitam de tratamento especializado. 
 
“Apenas no Hospital há quase 950 colaboradores e quase 200 médicos, que buscam dia após dia oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para os pacientes. Milhares de pessoas são atendidas anualmente e sabemos que a população precisa desse serviço. Por isso, estamos trabalhando com muita seriedade e empenho para melhorar cada vez mais a Instituição que é um patrimônio de Votuporanga e região. Dessa forma, contamos com a compreensão e apoio de nossa comunidade, que sempre está disposta em ajudar alcançar a nossa missão, que é salvar vidas”, destaca Dornelas.
 
A Santa Casa de Votuporanga oferece mais de 30 especialidades médicas: Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Intervencionista, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Geriatria, Hemoterapia, Infectologia, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neonatologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia, Radiologia Intervencionista, Reumatologia, Terapia Intensiva e Urologia.
 
Os principais serviços e tratamentos são: 
 
Agência Transfusional;
Aids;
Captação de órgãos;
Cateterismos e Angioplastias - HEMOCARDIO;
Centro Endoscópico – ENDOS;
Cintilografias – Medicina Nuclear Regional
Cirurgia Cardíaca;
Cirurgia de Ortopedia (joelho e quadril);
Consultas ambulatoriais;
Internações (clínicas e cirúrgicas);
Laboratório de Análises Clínicas – BioExame;
Laboratório de Análises Patológicas – Cytos;
Litotripsia e Urodinâmica – LECO e URODIN;
Pesquisa clínica;
PET – CT;
Pronto Socorro: Urgência e Emergência;
Radiologia – Imagem & Diagnóstico;
Unidade de Exames Cardiológicos
Unidade Diálise – Instituto do Rim;
UTI Geral – com 14 leitos;
UTI Neonatal – com 10 leitos;
 
Números de atendimentos:
Pronto Socorro: 78.989 
Exames: 607.704 
Internações: 13.724 
Consultas ambulatoriais: 59.071 
Cirurgias: 10.288 
 

*Informações da Santa Casa de Votuporanga