Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Encontro apresenta novas drogas para o tratamento da Hepatite C Crônica
16/04/2015

O presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Edson Parise, e membros da diretoria da Associação Paulista para Estudo do Fígado (APEF) já confirmaram presença no IV Encontro de Hepatite C Crônica e Patologias Associadas do Interior de São Paulo, marcado para o próximo dia 19 de junho, das 11 às 18 horas, no Espaço Beira Rio, que fica na Rua do Vergueiro,78, em Piracicaba.
 
Organizado pelo IVIP (Instituto de Vacinação e Infectologia de Piracicaba) com apoio da Santa Casa de Piracicaba, o Encontro deverá atrair cerca de 200 profissionais da saúde e já é considerado o maior evento científico da área do interior do estado de São Paulo por proporcionar acesso às mais recentes informações científicas para o manejo do tratamento da hepatite C crônica, doença que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo e se apresenta como o principal fator de risco para o câncer de fígado e a principal causa de cirrose hepática. 
 
Segundo o médico infectologista, Hamilton Bonilha (CRM 51.466), coordenador do Encontro e diretor do Serviço de Combate à Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa, só no Brasil, cerca de três milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da hepatite C. “Entretanto, devido à falta de informação, à escassez de centros especializados nesta infecção e, conseqüentemente, ao reduzido número de testes de rastreamento realizados, menos de 5% das pessoas sabem que estão infectadas e somente 10.000 em média são tratadas por ano”, alerta o especialista.
 
A boa notícia, entretanto, é que as novas drogas para o tratamento da hepatite C crônica apresentam taxa de resposta superior a 90%, mediante a ingestão de dois comprimidos ao dia por 12 semanas. “O tratamento, oral e livre do interferon, estava sendo esperado há dois anos pela comunidade científica devido a sua maior eficácia, comodidade posológica e taxa praticamente zero de eventos adversos”, justifica.
 
O provedor da Santa Casa, Adilson Zampieri, justifica o apoio da Irmandade, lembrando que o Hospital é referência para as possíveis complicações que surgem durante o tratamento da hepatite, feito gratuitamente pelo SUS- Sistema Único de Saúde.  “A Santa Casa de Piracicaba é uma instituição imprescindível ao processo de diagnóstico, tratamento e cura da hepatite C”, disse. 
 
Serviço: O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas com antecedência pelos telefones (19) 3417-5109 / 3436-8370 / 3434-6049 e 3434-4115  
 

*Informações da Santa Casa de Piracicaba