Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Casa Ronald McDonald Jahu capacita terceira turma pelo Programa Diagnóstico Precoce
13/04/2015

A Casa Ronald McDonald Jahu já capacitou 120 profissionais das Unidades de Saúde da Família de Jaú – equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), pelo Programa Diagnóstico Precoce, iniciativa inédita na cidade. 
 
O treinamento para detecção precoce do câncer infantojuvenil é feito em parceria com o Hospital Amaral Carvalho (HAC), referência em tratamento oncológico, e com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaú. As aulas são ministradas por membros da equipe multidisciplinar da ala pediátrica do Hospital do Câncer de Jaú.
 
Com 40 horas de aula e turmas de até 40 alunos, o curso qualifica os funcionários públicos da saúde (agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da rede municipal) e chama a atenção para aspectos importantes como sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, e organização do sistema de referência e contrarreferência para casos suspeitos.
 
De acordo com a oncopediatra do HAC, Claudia Teresa de Oliveira, as aulas são dinâmicas e relacionam a teoria com situações comuns. “Nosso objetivo é fazer com que esses profissionais pensem na possibilidade de câncer infantojuvenil diante das ocorrências que acompanham no dia a dia”.
 
Até junho deste ano, outras turmas serão formadas, abrangendo todos os funcionários da Estratégia de Saúde da Família. 
 
Sobre a Casa Ronald McDonald Jahu
 
Com arquitetura adequada para melhor atender as crianças e adolescentes com câncer, a Casa Ronald McDonald Jahu recebe hóspedes de todo o Brasil que vem a Jaú para tratamento no Hospital Amaral Carvalho. O imóvel tem três andares e ambiente moderno com brinquedoteca, adoleteca, sala de convivência com TV, cozinha, refeitório, lavanderia, salas de recepção, reuniões e administração. Nos dois andares superiores, ficam os quartos - dez em cada piso - que totalizam 64 acomodações. Além da confortável estrutura, a Casa Ronald McDonald Jahu conta com uma equipe que presta atendimento humanizado.
 
Sobre o Programa Diagnóstico Precoce
 
Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, que visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil.

Idealizado em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), e com a primeira capacitação em 2008, o Programa viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros), para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes.
 
*Informações do Hospital Amaral Carvalho