Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

MÉDICOS FAZEM PROTESTO NA REGIÃO CENTRAL DE SP POR FALTA DE RENOVAÇÃO DE CONTRATOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS
09/05/2019

Um grupo de médicos fez uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (8), em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na região central da cidade de São Paulo. Segundo o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), cerca de 50 contratos de profissionais do programa Mais Médicos, que vencem entre o mês que vem e agosto, não foram renovados.

O edital que está para vencer é de responsabilidade do município. Os contratos deveriam ser renovados por mais três anos, mas o sindicato afirma que não há definição.

O sindicato diz ainda que com a saída dos 50 profissionais, 200 mil pessoas ficarão desassistidas a partir de setembro.

"A gente tem procurado o diálogo com o governo, porém o governo tem deixado um pouco a desejar com relação a respostas. Ele alega que o governo federal precisa se posicionar para garantir o contrato desses profissionais. A gente percebe que o governo fica acuado e colocando a responsabilidade no governo federal. Nós entendemos que a responsabilidade é de todos, do governo federal, governo Bolsonaro, como Bruno Covas", afirma Eder Gatti, presidente do Simesp.

Em nota, a Prefeitura da capital paulista disse que a população não vai ficar desassistida e que a reivindicação se refere a um grupo de 43 médicos formados no exterior e contratados por um edital que permite exercício da profissão só na saúde básica, porque eles não fizeram o revalida nem têm o CRM.

A prefeitura informou também que manifestou ao Ministério da Saúde, por ofício, a vontade de renovar os contratos e vai solicitar ao Ministério da Educação a validação dos diplomas dos médicos sem CRM.

A médica Eline Ethel é uma das profissionais que não teve o contrato renovado. Ela trabalha em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da Zona Sul. "Isso gera uma angústia muito grande, tanto para nós como para os nossos pacientes. Criamos vínculos, temos vínculos, estamos nas unidades desde o começo do trabalho. Nós estamos vinculados à comunidade, a comunidade nos conhece, as pessoas veem em nós a oportunidade de cuidado e isso causa uma angústia muito grande."

O Mais Médicos foi criado em 2013, quando o governo federal fechou um acordo para trazer 8.517 médicos cubanos para o Brasil. Em 2018, quando Cuba deixou o programa, o governo convocou brasileiros para preencher as vagas. Desde então, 1.052 médicos recém-contratados desistiram.

Um levantamento do Bom Dia SP mostrou que cerca de 14% das vagas do programa estão abertas na Grande São Paulo. Na capital, faltam 19 médicos. Em Guarulhos e Franco da Rocha, a defasagem é de 10 profissionais.

Cerca de 19 cidades da Grande São Paulo estão com vagas abertas do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Ao todo, são 106 médicos a menos que o previsto.


Fonte: G1 São Paulo