Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer
08/04/2015

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma oportunidade para rever nossos hábitos. A incidência da doença tem aumentado gradativamente, porém há várias maneiras de preveni-la, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo e as bebidas alcoólicas. 
 
De um modo geral, ainda faltam evidências de que uma dieta pobre em gordura saturada, rica em frutas, verduras e fibras diminui significativamente a incidência de câncer, apesar de alguns estudos preliminares apontarem para essa associação. A ingestão de quantidades diárias satisfatórias de vitamina D e cálcio podem ter fatores de proteção contra o aparecimento do câncer de intestino, por exemplo.
 
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, uma atividade física de pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana ou 20 minutos de atividade física vigorosa três ou mais vezes por semana, ajuda a prevenir o câncer de mama, cólon, próstata, pulmão e endométrio. Vale lembrar que a obesidade também interfere na incidência do câncer, aumentando as chances de câncer na pós-menopausa, colorretal, endométrio, esôfago, rim e pâncreas.
 
Diversos tipos de câncer são curáveis se descobertos na fase inicial, mas outros tipos mais avançados, também têm chances de serem curados, como por exemplo, o câncer do testículo, coriocarcinoma, linfoma, etc. O ideal é que se façam exames rotineiros para identificar com antecedência qualquer mudança no organismo. Apenas uma pequena parcela dos tumores malignos é considerada hereditária (até 10%).