Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

GRUPO SÃO CRISTÓVÃO COMEMORA ANIVERSÁRIO COM INAUGURAÇÃO DE NOVAS ALAS
12/12/2018

Em comemoração ao 53º aniversário do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo (SP), e 107 anos de fundação da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, a Instituição inaugura, no dia 12 de dezembro, cinco novas alas, no intuito de modernizar e ampliar o atendimento aos seus usuários.

Em evento que acontecerá na quarta-feira (12), às 19h no Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade I, serão apresentadas as novas unidades de TMO (Transplante de Medula Óssea) e de Imagem, com equipamentos de última geração para realização de tomografias, ultrassonografias e raios X. O Grupotambém ampliou o Pronto-Socorro Infantil e criou  dois novos quartos na ala de internação.

As mudanças fazem parte da missão da empresa, que busca excelência no atendimento com a atualização completa de suas instalações, e assim oferecer o que há de melhor em cada área.

Unidade TMO

Dentre os espaços inaugurados, o Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, destaca a importância da construção da Unidade de TMO: “Será uma unidade de primeiro mundo e que mudará a classificação de nível de atenção à saúde do Hospital São Cristóvão do atual terciário para quaternário, que são as Instituições habilitadas a realizar transplantes”, explica.

A ala tem 100 m², contando com três leitos de internação exclusivos para pacientes em recuperação do transplante, e mais três leitos de medicação pós-alta, além de um posto de enfermagem exclusivo. O cardiologista do Grupo São Cristóvão Saúde, Dr. Fernando Barreto, conta que o local tem estrutura para tratar algumas doenças hematológicas de origem oncológica, e também doenças que demandam imunoterapia. “Estas doenças vêm crescendo mundialmente e sua possibilidade de cura são bem elevadas, desde que o diagnóstico seja precoce, e o tratamento instituído no tempo correto”, frisa.

A ambientação segue os conceitos do design humanizado, com acomodação que remete aconchego e uso de cores e iluminação que estimulam a sensação de tranquilidade e conforto. Além disso, a obra considerou a otimização do fluxo de atendimento e a segurança do paciente pós-transplantado, em prol de sua completa recuperação.

Segundo o Presidente do Grupo, a infraestrutura elétrica, hidráulica e de gases medicinais foi refeita do zero para atendimento a nova estrutura. “Foram contempladas todas as exigências legais, além de acabamento de primeira linha e equipamentos dos mais modernos disponíveis no mercado, a fim de transformar o ambiente do TMO em uma estrutura humana e acolhedora”, diz o Presidente.

“Já no que tange a equipe multiprofissional todos seguirão seus processos/protocolos de trabalho alinhados as diretrizes assistenciais disponíveis na literatura mundial”, alega o cardiologista.

Unidade de Imagem

Outra área completamente renovada é o setor de imagem. A instituição adquiriu equipamentos de alta tecnologia e substituiu aparelhos antigos, ampliando a área para duas salas de raios X, uma sala de tomografia, uma sala de ultrassom, além de amplas áreas de recepção e espera.

Dr. Barreto conta que os novos aparelhos de raios X permitem que a equipe médica visualize o resultado dos exames pelo computador ou smartphone.

Com 270 m² de área, a infraestrutura foi adequada para todas essas mudanças, renovando desde a parte elétrica, hidráulica e climatização. Atento a todas as práticas de economia sustentável, o ambiente conta com iluminação em LED, sistema de reuso de água e utilização de materiais de melhor desempenho e durabilidade.

Ventura explica que o novo layout foi pensado para melhorar o fluxo de atendimento e a locomoção dos pacientes. “Toda essa modernização, tanto da estrutura quanto da tecnologia empregada, irá tornar o processo de diagnóstico por imagem muito mais ágil e eficaz”, comenta.

Pronto-Socorro Infantil

O atendimento ao público infantil é um dos pontos de melhoria constante da instituição, sempre preocupada em atender a demanda crescente com qualidade. Por isso, foi realizada a ampliação do Pronto-Socorro Infantil, localizado no 2º subsolo do hospital.

Com capacidade ampliada em 75%, foram construídos três novos consultórios, além de uma área de espera interna de 44 lugares. O design temático de fundo do mar faz parte da preocupação do hospital em tornar o ambiente mais lúdico e acolhedor para os pequenos. Além disso, a nova área segue o programa de sustentabilidade aplicado também às demais alas: reuso da água nos sanitários, iluminação em LED e outros recursos que visam reduzir o consumo de energia.

“As mudanças na ala infantil foram feitas para que possamos atender mais rapidamente, diminuindo o tempo de espera e melhorando o conforto do paciente”, conta Ventura.

Internação

Duas novas unidades de internação foram reformuladas. Os apartamentos, que têm um total de 42m², incluem três leitos de internação, sendo um apartamento com um leito e outro com dois.

O design personalizado visa promover aconchego aos pacientes e familiares e segue o padrão do São Cristóvão, utilizando práticas de ambientação humanizada e sistemas de economia de energia e água.

O Presidente do Grupo frisa que todas as adaptações foram pensadas para melhorar a experiência do usuário. “Estamos dando mais um passo rumo a excelência assistencial. As novas alas são resultado da nossa preocupação em oferecer o que há de mais moderno no atendimento à saúde”, comemora.


Fonte: Portal Hospitais Brasil