Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE OURINHOS É PREMIADA EM ENCONTRO ESTADUAL DAS COMISSÕES INTRA-HOSPITALARES DE TRANSPLANTES
22/10/2018

A Santa Casa de Ourinhos foi premiada no 1° Encontro Estadual sobre Transplantes e Doação de Órgãos e ficou entre os principais Hospitais do Estado de São Paulo com os melhores índices relacionados à captação de órgãos. O evento foi promovido pela Secretaria do Estado de Saúde, nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças (SP) em comemoração ao Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos.

O encontro teve como principal meta a integração e atualização do conhecimento técnico-científico de gestores de saúde, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais ligados à área de cuidados intensivos (UTI, reanimação, sala de emergência, etc.), que atuam nas 150 CIHT (Comissões Intra-hospitalares de Doação e Transplantes) e 10 OPO (Organizações de Procura de Órgãos) no Estado de São Paulo.

O evento contou com a presença de secretário adjunto estadual da saúde, Antonio Rugolo Júnior e do diretor superintendente do Hospital do Rim (HRIM) e membro do Conselho Consultivo da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), José Osmar Medina Pestana.

A Comissão Intra hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) conquistou o prêmio no âmbito estadual e regional referente as Efetivações das Notificações 2017. O coordenador enfermeiro, André Luiz Augusto Moreira, explicou sobre o trabalho realizado pelo setor na Santa Casa de Ourinhos. “A princípio, essa premiação é uma forma de reconhecimento e também de incentivo ao hospital, que realiza esse trabalho de captação de órgãos. Através dessas notificações, a Central consegue ter a informação de quantos pacientes eram potenciais doadores, quantos pacientes eram contraindicados por estar fora da faixa etária ou por questões de doenças contagiosas”.

O enfermeiro André Luiz Augusto Moreira enfatizou que a premiação é motivo de muita alegria e traz um incentivo a mais para toda equipe. “Para nossa surpresa, houve a premiação que não estávamos sabendo, pois fomos convidados para participar de uma capacitação nesse encontro. Ao final, houve a premiação e a Santa Casa de Ourinhos foi classificada entre os principais hospitais do Estado. Para nós é um orgulho receber essa premiação. Isso gera um estímulo grande para nossa equipe continuar o trabalho”.

A CIHDOTT

Em Ourinhos, a Santa Casa abriga a CIHDOTT. O setor, um dos principais da região, iniciou suas atividades em dezembro de 2014 e conta com uma equipe altamente capacitada composta pelo coordenador médico Dr. Fabrício Carrijo Rodrigues; o coordenador enfermeiro André Luiz Augusto Moreira; e as enfermeiras Marta de Assis Gonçalves, Bruna Rafaela Pereira e Fernanda Carolina Souza.

A CIHDOTT trabalha 24 horas por dia e os colaboradores atuam em escala de plantão à distância e também presencial. De acordo com o balanço realizado pela comissão, até dezembro de 2017, o setor captou 105 órgãos doados entre eles corações, fígados, rins e córneas. Esses números para serem ampliados dependem de alguns fatores como, por exemplo, potenciais doadores, contraindicação médica e aceitação da família.


Fonte: Trilhos Comunicação e Marketing