Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SAÚDE SERÁ O PRINCIPAL DESAFIO DO FUTURO GOVERNADOR
18/10/2018

Setenta por cento dos eleitores ouvidos nas cidades paulistas na Pesquisa Ibope, que foi realizada no dia 21 de agosto, apontaram a saúde como a área na qual vêm enfrentando os maiores problemas. A pesquisa foi divulgada pela TV Globo e jornal O Estado de São Paulo. Logo, seja quem for eleito governador, João Dória (PSDB) ou Márcio França (PSB), terá um desafio importante a ser ­vencido.

Seguido da saúde, a educação e a segurança pública são apontadas por 46% e 45% das pessoas ouvidas, respectivamente (ver o ranking das áreas mais problemáticas em quadro ao lado). A Pesquisa Ibope ouviu 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 19 de agosto, após a oficialização das candidaturas às eleições deste ano. A pesquisa foi registrada no TRE: SP- 00450/2018 e no TSE: BR-05723/2018.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesta semana, Dória declarou à imprensa que se for eleito vai focar na saúde, especificamente em ações de prevenção para homens e crianças.

Já Márcio França prometeu zerar filas de exames e consultas abrindo os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de todo o estado aos finais de semana. “Se a gente abrir seis vezes no final de semana a gente zera a fila de exame e consulta para evitar que as pessoas cheguem ao hospital”, afirmou.

São os hospitais e prontos socorros públicos os alvos das queixas principais da extensa faixa da população que só pode recorrer à rede pública de saúde no estado.

Hospital Guilherme Álvaro

Na Baixada Santista, a população espera há anos por melhorias no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, localizado em Santos. O hospital atende diariamente cerca de 550 pacientes. Os pacientes relatam longas filas de espera, exames adiados por causa de equipamentos quebrados, falta de remédios e insumos e necessidade de manutenção e reparos no imóvel e até em ventiladores.

O Guilherme Álvaro já foi alvo de inúmeras representações no Ministério Público, reclamadas por vereadores como Antonio Carlos Banha Joaquim (Santos) e Janaína Ballaris (Praia Grande).

Em janeiro, o Diário flagrou o descaso no atendimento à população. Logo na entrada (pela Av. Siqueira Campos), uma multidão aguardava do lado de fora do hospital porque a recepção estava lotada. Dos oito guichês de atendimento, quatro funcionavam e havia um ventilador ligado para 100 pessoas.

A reportagem também ouviu nesse dia a paciente oncológica Maria do Socorro que teve sua tomografia desmarcada porque o equipamento estava quebrado.

Em fevereiro, pacientes com consulta marcada enfrentaram mais de duas horas de espera para serem atendidos na recepção do hospital, e mais algumas horas pela consulta com os médicos. Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado informou em nota que as filas poderiam ter resultado de aumento da demanda de pacientes e falhas técnicas no sistema de agendamento de consultas.


Fonte: Diário do Litoral