Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FALTA DE REMÉDIO EM HOSPITAL DE SP INTERROMPE QUIMIOTERAPIA DE PACIENTES COM CÂNCER
11/07/2018

A falta de um medicamento usado no tratamento de pacientes com câncer tem interrompido o tratamento de pacientes no Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, no Centro da cidade de São Paulo.

Uma das prejudicadas é Ivonete Elias de Santos, que fez a denúncia ao Bom Dia SP da falta da epirrubicina no hospital. “Estou com o tratamento interrompido justamente pela falta do remédio”, afirma a paciente. Outras pessoas que fazem tratamento na instituição também reclamaram sobre a falta do remédio.

Ivonete descobriu o câncer de mama em março, ainda em estágio inicial. E fez uma operação para a retirada de parte do tecido. Para que tenha sucesso na cura, ela precisa fazer a quimioterapita e, depois, radioterapia, num total de pelo menos 12 meses de tratamento. Sua quimioterapia consiste em três doses de epirrubicina, mas a paciente só chegou a tomar a primeira dose. A segunda deveria ser tomada 21 dias depois do início do tratamento, mas nesta quarta-feira (11) já está 12 dias atrasada.

“Nós estamos aguardando chegar algumas medicações hoje. Entre hoje e amanhã”, respondeu um atendente do hospital por telefone, sobre a falta da epirrubicina, a um produtor da reportagem, que ligou sem se identificar.

O Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho disse, em nota, que atende exclusivamente pacientes do SUS e que, há meses, o fluxo de caixa não é suficiente para dar conta das despesas. Disse também que os procedimentos ambulatoriais e hospitalares não são reajustados desde 2012 e que, por isso, está com os estoques reduzidos.

Sobre o atraso dos remédios, a informação é que foram feitos vários pedidos de reposição na última sexta-feira (6), sendo que alguns dos medicamentos já chegaram.

O Bom Dia SP também questionou sobre o prejuízo aos pacientes que tiveram o tratamento interrompido. O instituto afirmou que nenhum paciente vai ser prejudicado nos ciclos de tratamento e que todos serão avaliados pelas equipes médicas e receberão as aplicações.


Fonte: Bom Dia SP, São Paulo