Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA INAUGURA MULTICENTROS PARA ATENDIMENTOS VIA CONVÊNIOS E PARTICULARES
11/07/2018

Na busca de estratégias para minimizar o déficit que os atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) geram à instituição, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugura, nesta quinta-feira (5), o seu mais novo Multicentros. O local de 590m² oferecerá acesso direto do estacionamento, agendamento de consultas e realização de procedimentos ambulatoriais no mesmo dia, além de uma estrutura moderna com poltronas equipadas com tablets. O espaço receberá pacientes do atendimento particular e via convênios.

Segundo a coordenadora, Juliana Matos da Silveira, o grande diferencial do local é o seu centro de infusão e as novas salas cirúrgicas que possibilitam ao paciente realizar o seu procedimento cirúrgico ali mesmo, caso ele já possua autorização do convênio e não precise de preparo prévio.

  — Hoje acabamos internando pacientes que apenas necessitam receber algum medicamento e acabam ocupando o local de outro que esteja em algum estado mais crítico. Vimos a necessidade ter um espaço onde o indivíduo tenha conforto e receba remédio para qualquer patologia e possa ir para casa — explica Juliana.

O Multicentros também servirá como alternativa para o pagamento do déficit de R$ 145 milhões do ano passado, referente ao subfinanciamento do SUS. Segundo Juliana, a "sustentabilidade da Santa Casa é baseada no que ela gera de lucro com esses atendimentos particulares e de convênio".

— Tudo que é produzido pela Santa Casa nos atendimentos de convênios e particulares é automaticamente revertido para o pagamento do déficit do SUSA outra parte, principalmente, é revertida em investimentos na instituição —argumenta a coordenadora, reforçando:

— Podemos investir na compra de novos medicamentos e equipamentos para atendermos da melhor forma os pacientes mais necessitados. 

O Multicentro da Santa Casa irá disponibilizar os seguintes serviços:

Centro de Odontologia: para atuação em especialidades da odontologia, com ênfase em cirurgia bucomaxilofacial, prótese dentária, implantodontia e ortodontia e ortopedia facial. Voltado tanto adultos quanto a crianças e adolescentes, conta com a segurança hospitalar para a execução de procedimentos sob anestesia local ou geral. 

Centro de Medicina Cérvico Facial: integrado por cinco consultórios médicos e duas salas cirúrgicas, além de sala de recuperação com dois leitosOferece atendimento multidisciplinar em cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia plástica, dermatologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, nutrição, oftalmologia e pneumologia/medicina do sono. 

- Centro de Nódulos da Tireoide: voltado para pacientes com nódulos de tireoide achados por palpação, ultrassonografia ou outros exames de imagem. O local oferece atendimento integral e personalizado, dispondo de consulta, ecografia e punção. 

Centro de Infusão:  área para aplicação rápida e de baixa complexidade de medicamentos imunobiológicos. Conta com central de autorizações e de agendamento exclusivas, além de oferecer suporte técnico e acompanhamento aos pacientes em tratamento com medicamentos especiais. 


Fonte: Gauchazh Saúde