Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

AMES DE ASSIS E OURINHOS ATINGEM 2 MILHÕES DE ATENDIMENTOS
27/06/2018

Os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) Assis e Ourinhos, unidades da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, completaram cinco anos neste mês, com um balanço superior a dois milhões de atendimento por ambas as unidades, no período.

Desde de 2013, o AME Assis registrou 533.255 atendimentos, 671.725 exames e 17.895 pequenas cirurgias. Desde então, AME Ourinhos também realizou 433.894 atendimentos, 589.907 exames e 14.909 pequenas cirurgias.

Para comemorar, os Ambulatórios realizaram, nos dias 4 e 8 de junho uma programação especial, com atividades voltadas aos pacientes que estiveram em consulta ou exames nessas datas. As ações foram diversificadas e tiveram desde distribuição de sementes – em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho –, a flash mob, apresentação musical de violino e voz e violão. Também foram destaque na programação o oferecimento de massagem, limpeza de pele, aferição de pressão e teste de glicemia aos pacientes.

Na sexta-feira, data do aniversário, foram realizadas cerimônias que contaram com a participação de autoridades locais e novidades, como o lançamento do site e implantação do Manual do Paciente noAME Ourinhos (que estarão disponíveis a partir de julho), além do da exibição do Voltando a Ver a Vida’ no AME Assis, que aborda a cirurgia ce Catarata e será exibido em capítulos nas redes sociais nas próximas semanas.

Segundo a gerente dos AMEs, Andreia de Camargo Souza, o objetivo é sempre promover conteúdo de informação para o paciente, visando o melhor atendimento e qualidade nos serviços oferecidos. “Nosso paciente está em primeiro lugar. Nesses 5 anos os AMEs juntos somam mais de 2 milhões de atendimentos. Esse número mostra o impacto do serviços de especialidade nas comunidades regionais deAssis e Ourinhos”, afirma.

 A provedora da Santa Casa de Assis, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade destaca o nível de atendimento dos Ambulatórios, concluindo que, “os serviços estão entre os melhores do Estado em qualidade de atendimento e isso, é mérito da dedicação e competência das equipes, que construíram a história dos Ambulatórios nesses 5 anos”. As unidades foram inauguradas em 8 de junho de 2013 e são gerenciados pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Assis.

 AMEs

Os AMEs são unidades ambulatoriais de alta resolutividade que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local. “Os AMES representam um ganho extraordinário para a saúde da região e reafirma o compromisso do governo paulista de ampliar e fortalecer a assistência gratuita à população, oferecendo atendimento médico especializado e de qualidade”, diz o governador do Estado de São Paulo, Márcio França.

“O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados”, explica o secretário Marco Antônio Zago.

AME Ourinhos – referência para 13 Municípios: Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão Do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi. Foi o segundo Ambulatório do Estado de São Paulo a se tornar AME Mais, no ano de 2015, contando com Hospital-dia e a realização de cirurgias de média complexidade.

AME Assis – referência para 12 Municípios: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. Atende em 18 especialidades médicas (Acupuntura, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Radiologia, Urologia, Anestesiologia, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral) e cinco não médicas (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição).

0


FEHOSP