Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

INSTITUTO COALIZAÇÃO SAÚDE REALIZA SEMINÁRIO DURANTE A HOSPITALAR
28/05/2018

Foi realizado nesta quinta-feira, 24 de maio, durante a Hospitalar 2018, em São Paulo, o seminário ICOS: Coalizão Saúde Brasil, que contou com painéis sobre uso de dados em saúde e modelos de pagamento baseado em valor. No evento, também ocorreu o lançamento das publicações do Instituto Coalizão Saúde “Consolidação e Uso de Dados em Saúde: visão integrada dos setores público e privado” e “Modelos de Pagamento Baseado em Valor”. A CMB é membro do ICOS.

O lançamento das publicações foi conduzido pelo presidente do ICOS, Claudio Lottenberg. Falando sobre o papel da cadeia produtiva do setor na proposição e adoção de iniciativas para a área, Lottenberg reafirmou a importância da reunião dos diferentes atores e ressaltou: “somos todos do partido da saúde”. “Falo sobretudo como ser-humano. Temos que ter o desprendimento de enxergar a sociedade acima dos interesses individuais”, disse.

“Abre-se a oportunidade para assumirmos desafios maiores, que a saúde do Brasil precisa, que os cidadãos necessitam e que nós, aqui de dentro, que trabalhamos por um país sério e honesto, temos todas as condições necessárias para responder, de forma adequada, a esses desafios”, completou Lottenberg, agradecendo a presença de todos.

A abertura dos painéis (Consolidação e uso de dados em saúde: visão integrada do setor público e privado; Modelos de Pagamento Baseados em Valor, o que importa para o Brasil? e; Medindo Desfecho, Qualidade e Valor para Novos Modelos de Pagamento) foi realizada pelo Conselheiro do ICOS e CEO do Hospital Israelita Albert Einstein, Henrique Neves.

Neves fez uma breve apresentação do Instituto para a plateia que encheu o auditório, lembrando que o ICOS permitiu que fosse superada “a fase em que cada ator se contrapunha a outro, sem uma visão conjunta”. Também destacou a defesa do SUS feita pelo Instituto, reforçando a necessidade de uma sólida parceria entre os setores público e privado.

Os painéis contaram com a participação de especialistas de destaque no cenário nacional e internacional, com a presença de Nick Guldemond, da Erasmus University de Rotterdam. Ele apresentou a experiência holandesa na digitalização e uso de dados em saúde. O painel de abertura, sobre consolidação e uso de dados, foi mediado por Henrique Neves. Os dois painéis seguintes, que abordaram modelos de pagamento, foram conduzidos por Fabricio Campolina, que coordenou os trabalhos sobre o tema no ICOS. Os debates foram realizados em altíssimo nível, com questionamentos de uma atenta plateia formada por algumas das principais lideranças do setor produtivo da saúde do país.

 


Fonte: ICOS - Facebook