Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

112 ANOS DA SANTA CASA DE JAHU
18/05/2018

Tecnologia, profissionalismo e atendimento humanizado são características cada vez mais evidentes da Santa casa de Jahu, que avança em qualidade e se destaca como um dos principais hospitais do interior do estado de São Paulo. Mantida pela Irmandade de Misericórdia do Jahu, a Santa Casa comemora 112 anos.

Em contraste com a atual realidade econômica do país, onde recursos públicos são escassos, os últimos 12 meses foram marcados por lutas para a manutenção do atendimento eficaz e pela busca de aprimoramentos que resultaram em prêmios e certificações de qualidade. O segredo das conquistas e do transpor das barreiras é resumido pela diretoria da Santa Casa de Jahu de forma simples e objetiva: Honestidade, trabalho e transparência.

A partir destes valores, vieram investimentos em estrutura física e equipamentos de alta tecnologia, e houve prioridade na manutenção de um corpo clínico especializado, além de capacitações constantes dos funcionários. Tornaram-se imprescindíveis também a busca de recursos através de emendas parlamentares e campanhas junto aos irmãos colaboradores e à sociedade, que têm respondido com doações.

Um dos reconhecimentos do esforço para melhorar a qualidade e a confiabilidade nos serviços chegou em fevereiro deste ano através do Prêmio do Programa 3M de Certificação de Boas Práticas em Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização. A Santa Casa de Jahu foi a única entidade do estado, sem fins lucrativos, a receber o certificado que atesta o sucesso no combate à infecção, permitindo tranquilidade para os cirurgiões e segurança ao paciente. Outro prêmio obtido pelo hospital foi no quesito qualidade de gestão, dentro do 1º Fórum “Somos SUStentáveis”, organizado pela Fehosp, Federação que representa as Santas Casas. Entre 67 cases de saúde montados em São Paulo no dia 12 de março, a Santa Casa de Jahu foi a segunda colocada apresentando excelentes resultados no trabalho de Alta Responsável, que trata da transferência do cuidado pós alta, garantindo ao paciente a continuidade do tratamento para que ele não necessite mais voltar ao hospital.

 Entre os setores que receberam investimentos recentemente estão o Centro de Hemodiálise, que realiza 70 sessões por dia no tratamento renal substitutivo, o Centro de Hemodinâmica com sua tecnologia avançada e profissionais capacitados para realizar procedimentos endovasculares como angioplastias e exames de cateterismo, e o Centro de Neurologia e Neurocirurgia, especializado em tratamento de pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral). O segundo andar da Santa Casa de Jahu possui uma área de apartamentos destinados a pacotes de internações para particulares ou conveniados. Trata-se de um ambiente tranquilo, diferenciado e com privacidade, onde o paciente conta com o tradicional atendimento humanizado da equipe de médicos e enfermeiros.

É sempre importante destacar que o hospital é referência para Jaú e mais 11 cidades da região, com uma população estimada em cerca de 350 mil habitantes. Através dos Pronto Socorros, adulto e infantil, e demais serviços ambulatoriais, 78,56 por cento dos atendimentos são feitos através via SUS (Sistema único de Saúde).

 Sendo uma entidade privada, beneficente e sem fins lucrativos, a Santa Casa mantém transparência em suas contas e usa de critérios precisos para tomar decisões. A mesa diretora comandada pelo provedor Alcides Bernardi Júnior tem o compromisso de administrar uma grande estrutura que emprega 1.400 funcionários e 240 médicos. O dia 27 de maio de 1906 marcou o início dos 112 anos de história deste hospital que é modelo para todo interior paulista e orgulho para os colaboradores e jauenses que consideram a Santa Casa de Jahu um dos maiores patrimônios da cidade.


Fonte: Comunicação Santa Casa de Jahu