Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Banco de Sangue de São Carlos amplia horário para doadores
19/03/2015

O hemocentro, que está com déficit de 28% na coleta de bolsas sanguíneas; pretende estimular a doação com horários no período noturno
 
O horário de doação do Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos será ampliado em dois dias na perspectiva de atender a doadores que não podem colaborar no período diurno. Na quarta-feira, 25 de março e no dia 1º de abril a coleta de sangue irá funcionar também no final de tarde, das 17h30 às 19h30.
 
Tradicionalmente, o horário de funcionamento do Banco de Sangue é das 07h30 às 12h, de segunda-feira a sábado. Vale reforçar que o setor trabalha com coleta agendada de sangue no período da tarde. O doador liga definindo o horário mais adequado para fazer a doação.
 
Outras informações pertinentes à doação podem ser adquiridas pelo telefone 3509 1230.
 
ESTATÍSTICAS - De 1º de março até o dia 19 foram cadastrados 330 doadores, comparado com o mesmo período de fevereiro houve uma redução no número de bolsas sanguíneas coletadas. A meta mensal do hemocentro é atingir 750 doações.
 
O número de doação, na maioria das vezes, não representa o número de bolsas aptas aos procedimentos médicos, mediante aos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, que acabam por descartadas doações, aquelas que não cumprem todos os itens estabelecidos pelos órgãos de Saúde.
 
Com isso, os números de sangues aptos aos procedimentos médicos caem. Em fevereiro, dos 697 doadores cadastrados foi possível coletar 439 bolsas sanguíneas, o déficit na coleta chegou a 27%. “Nós estamos buscando atingir a média de descarte de 20%, atualmente essa média está perto de 28%”, relatou Cesar José Creste Martins da Costa, gerente do Banco de Sangue da Santa Casa ao identificar que em março até o momento 229 bolsas sanguíneas das 330 passaram pelo crivo e estão aptas aos procedimentos médicos.
 
A OMS recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos nos quais os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário. Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 65% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 62% dos doadores.
 
FACILIDADE - A Santa Casa Misericórdia São Carlos estabeleceu parceria com o estacionamento Paraki, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672 (na frente da Santa Casa), para a utilização gratuita do estacionamento pelos doadores de sangue do Banco de Sangue da Santa Casa.
 
As pessoas poderão estacionar durante o período da doação, basta que levem o comprovante do estacionamento a recepção do Banco de Sangue, o qual será carimbado e certificando a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento.
 

*Informações da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos