Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Hospital do Câncer de Jaú comemora centenário
18/03/2015

Instituição se destaca em tratamento oncológico e na realização de transplantes de medula óssea
Em 2015, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) celebra seu centenário: anos dedicados à promoção da saúde e o bem-estar dos pacientes com câncer de todo o Brasil.

A história do Hospital do Câncer de Jaú começou há 100 anos, com a doação de imóveis e recursos financeiros pelo casal Domingos Pereira de Carvalho e Anna Marcelina Campanhã de Carvalho, e o início da construção da Maternidade do Jahu. Após ampliações das atividades para hospital geral e com nova nomenclatura, na década de 70, o HAC tornou-se a primeira organização hospitalar do interior do Estado de São Paulo especializada em câncer.
 
Hoje, um complexo composto pelo Hospital Amaral Carvalho, setores administrativos e de apoio, além de unidades de assistência social e atividades culturais, são mantidos pela Fundação Amaral Carvalho, a mais antiga entidade filantrópica privada de assistência à saúde do Brasil.
 
Referência nacional
 
O centenário do Hospital Amaral Carvalho, que disponibiliza 100% da sua capacidade instalada para atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é motivo de comemoração e orgulho para milhares de brasileiros. Anualmente, são atendidos pela instituição mais de 75 mil pacientes, vindos de todos os Estados do Brasil, e realizados mais de 1 milhão de procedimentos, incluindo quimioterapia e radioterapia.

Uma importante unidade de apoio é o Hemonúcleo Regional de Jaú, responsável pela coleta, tratamento e abastecimento de sangue e hemoderivados para 11 hospitais de Jaú e microrregião. Esse hemocentro possibilitou o desenvolvimento de pesquisas e procedimentos de alta complexidade no HAC, posicionando-o entre os principais centros médicos especializados em transplantes de medula óssea do Brasil.
 
Multidisciplinar
 
O HAC prioriza o tratamento integral, observando aspectos importantes das condições físicas e emocionais do paciente. Por isso, disponibiliza serviços multidisciplinares como psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e odontologia.
 
A instituição mantém Casas de Apoio em gratuidade aos doentes, com oferta de refeições, transporte e atividades de entretenimento, e conta também com 108 grupos voluntários de combate ao câncer presentes em mais de 350 municípios, representados por mais de 5 mil voluntários.
 
Cultura e humanização
 
A Fundação é mantenedora do Espaço Cultural Amaral Carvalho, que promove atividades culturais, esportivas e de lazer aos pacientes, acompanhantes, colaboradores do Hospital Amaral Carvalho e para a comunidade.
 
Além da preocupação em preservar e disseminar a cultura, o HAC tem como característica a humanização. Em 2014, foi lançado projeto da ala pediátrica que tem encantado milhares de pessoas, o Ursinho Elo, que tem sido o companheiro das crianças internadas no Hospital do Câncer de Jaú. Com tecnologia inovadora, o Elo diminui a solidão dos pequenos pacientes e ameniza a saudade que sentem de seus amigos e familiares durante o período que estão no hospital.
 
Esse projeto é tão especial que recebeu dois importantes prêmios: um leão de ouro na categoria Mobile, do maior festival de criatividade em comunicação do mundo, o Cannes Lions 2014, e o Prêmio Renato Castelo Branco, de responsabilidade socioambiental em propaganda, na categoria Especial.
 
Prevenção
 
A atenção à prevenção do câncer em suas diferentes manifestações é constante no HAC. Desde 1994, mantém programas de prevenção de cinco tipos frequentes de câncer: melanoma, mama, próstata, boca e ginecológico.
 
Diariamente, no Instituto de Prevenção ou nos postos de saúde de Jaú, equipes especializadas orientam gratuitamente a população sobre sinais que podem levar à detecção precoce da doença e dão dicas de prevenção.
 
Selo
 
Para ressaltar as conquistas e a dedicação da equipe do Hospital Amaral Carvalho em prestar atendimento de qualidade aos pacientes e à população brasileira, a entidade criou um selo comemorativo e, neste ano, todas as atividades realizadas pela instituição terão um motivo especial: o centenário.

*Informações do Hospital Amaral Carvalho