Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Simpósio de Pesquisa da Santa Casa de Votuporanga reúne profissionais e alunos da área da saúde
17/03/2015

Evento destinado para colaboradores do Hospital e estudantes da Unifev, atraiu quase 150 pessoas
O ensino e a pesquisa é uma das áreas que a Santa Casa de Votuporanga busca constantemente desenvolver para melhorar a qualidade da assistência prestada e conta desde 2008 com a Unidade de Pesquisa Clínica, UNIPEC, que já recrutou em média 600 pacientes. Diante disso, o Hospital promoveu na última sexta-feira, dia 13 de março, o I Simpósio de Pesquisa Clínica, voltado para colaboradores da Instituição e alunos dos cursos da área de saúde da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, que foi parceiro do evento, atraindo quase 150 pessoas.
 
O Simpósio reuniu entre os palestrantes, profissionais da entidade e de outras instituições. Foram eles o médico cardiologista e Investigador da UNIPEC da Santa Casa, Dr. Mauro Esteves Hernandes; o cirurgião Cardíaco da Santa Casa, Dr. Marco Aurélio Barbosa; a enfermeira e coordenadora Administrativa da UNIPEC, Renée Costa Amorim; o cardiologista clínico e chefe da Unidade Coronariana do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Dr. Maurício de Nassau Machado e a professora da Unifev, Dra. Leise Rodrigues Carrijo Machado.
 
Os temas abordados foram a Unidade de Pesquisa, Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, pesquisas de artigos científicos na internet, inserção de projetos na Plataforma Brasil e apresentação de trabalhos científicos em Congressos.
 
“A ideia do Simpósio surgiu justamente de um projeto que está sendo conduzido pelo Hospital para incentivar a pesquisa científica na instituição. Essa primeira edição representa um grande passo em prol do fortalecimento das diretrizes que compõem essa realidade, pois a pesquisa ajuda efetivamente a promover a evolução nas aéreas em que ela é produzida”, destaca a enfermeira e coordenadora Administrativa da UNIPEC, Renée Costa Amorim.
 
O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas, destaca o papel da unidade. “A cidade tem feito sua parte, contribuindo diretamente para a evolução da medicina. Já participamos de estudos nacionais e internacionais, ajudando na descoberta de novos tratamentos e na busca pela cura de doenças. O evento vem para levar a grandeza desse trabalho aos demais colaboradores do Hospital e também aos alunos, que em breve, estarão no mercado de trabalho e poderão se identificar com a área.”
 
A Pesquisa Clínica é qualquer investigação em seres humanos com o objetivo de descobrir ou verificar a eficácia e quais efeitos o produto investigado proporciona. Para uma pesquisa acontecer, ela precisa ser aprovada por um órgão regulatório (ANVISA, CONEP e CEP). 

*Informações da Santa Casa de Votuporanga