Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Mães Participativas é uma das ações do Humaniza SUS
29/01/2015

A Santa Casa de Jales integra o Projeto Nacional de Humanização do Atendimento Hospitalar, Humaniza SUS, que visa melhorar a qualidade do atendimento, por meio de ações que dão ênfase à melhoria da assistência. Esta política estabelecida pelo Ministério da Saúde existe desde 2003, entende humanização como a valorização dos diferentes sujeitos, sendo usuários, trabalhadores e gestores.
 

Por tal motivo, ações estão sendo implantadas na Santa Casa de Jales, com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento. Um dos projetos que estão sendo aplicados no hospital é o Mães Participativas, que foi reimplantado em janeiro deste ano e visa a promoção do contato físico direto entre mães e bebês após alta da UTI Neonatal.
 
A instituição é composta por um setor Materno Infantil: Maternidade, UTI Neo e Pediatria, no qual profissionais capacitados e qualificados estão dispostos a receber o bebê e prestar a melhor assistência. Por existir, as internações de recém-nascidos por prematuridade, o que resulta em separação de mãe e bebê, o projeto foi elaborado para buscar uma aproximação e um contato físico.
 
De acordo com a Enfermeira Responsável Técnica, Ana Lúcia Silva, o projeto vem para tranquilizar a mãe e ensiná-la os primeiros cuidados com o bebê. “As mães recebem alta, enquanto o bebê fica na UTI Neo, quando o prematuro está pronto para ser amamentado elas são chamadas, e após alta da UTI Neo, ela e o bebê são encaminhadas para o quarto das Mães Participativas. Então, elas são orientadas e acompanhadas pela equipe multiprofissional, sendo enfermagem, médicos, assistente social e nutrição durante todo o tempo que o bebê permanecer no hospital. A enfermeira assistencial do setor materno infantil orienta as mães, quanto à importância do contato físico entre mãe e bebê, visando diminuir seus medos e angústias nesta fase”, destacou.
 
Geralmente a mãe fica junto do bebê durante alguns dias, amamentando, dando banho, entre outros cuidados, assim que adquire o peso ideal, que é 1.800 quilos bebê recebe alta. A mãe Tatiane Martimiano Bérgamo da Cruz, 22, participou deste projeto e relatou a importância. “O projeto é muito bom, porque até o primeiro dia que tive alta, eu ia e voltava todos os dias, e com este projeto é mais prático, fiquei com a minha filha durante 11 dias no hospital, ela que nasceu com 1.705 quilos, e teve alta já com 1.850 quilos. Sem dúvida, este projeto beneficia muitas mães, e eu que sou mãe de primeira viagem aprendi muita coisa na Santa Casa”, declarou.

*Informações Santa Casa de Jales