Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Jahu implementa kits cirúrgicos para reduzir perdas e otimizar assistência
27/01/2015

A dispensação dos psicofármacos no ambiente hospitalar tem sido uma preocupação para a administração das instituições de saúde. Seguindo uma linha de gestão eficiente, a Santa Casa de Misericórdia do Jahu aderiu a uma metodologia de assistência cirúrgica capaz de reduzir custos e evitar perdas de medicamentos e materiais nas cirurgias com a aquisição de 24 unidades de Psicobox.
 

Psicobox é um sistema exclusivo e patenteado para uso hospitalar que tem como proposta facilitar as rotinas de dispensação de medicamentos e materiais de uso hospitalar.
 
O kit Psicobox facilita a rotina da distribuição dos medicamentos controlados em todos os setores do hospital. A individualização da ampola em cada furo permite a rápida visualização da reposição, facilitando a conferência. O layout organizado e colorido proporciona segurança e gerenciamento de risco, utilizando-se as cores conforme resolução da Anvisa -RDC 9 (NBR 14490) - para efeito de classificação das classes terapêuticas.
 
O Psicobox também otimiza o tempo destinado ao preparo dos itens necessários a cada cirurgia segundo sua demanda e especialidade. “Além de otimizar a assistência ao paciente, o Psicobox proporciona a redução de estoque nas salas de cirurgia e um melhor controle da dispensação. Itens que não foram utilizados podem ser aproveitados para outras montagens”, explica a coordenadora de enfermagem da Santa Casa, Regiane Laborda. 
Segundo ela, hoje a Santa Casa pode trabalhar com mais segurança no que diz respeito ao controle de estoque no centro cirúrgico e conseguir a aprovação do corpo clínico quanto à praticidade e manejo das caixas.
 
Os kits foram adquiridos com recursos próprios no valor de aproximadamente R$ 10 mil.
 
Esse é o compromisso da Santa Casa em fazer o melhor a cada dia no ambiente hospitalar.
 
Sobre a Santa Casa
 
Com 108 anos, a Santa Casa de Jahu é o único hospital geral de Jaú e é referência nos atendimentos de baixa, média e alta complexidades em diversas especialidades.
 
A instituição atende a pacientes de Jaú e mais 11 municípios da região, cuja população chega a 350 mil habitantes. Mais de 75% dos atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde.
 
Hoje com 292 leitos, a Santa Casa está a caminho de ampliar suas vagas com a edificação do 5º e 6º andares, além da construção de um novo centro cirúrgico, que dobrará sua capacidade para 60 cirurgias diárias.
 
O pronto-socorro atende em média a 17 mil pacientes por mês. Sua maternidade foi considerada uma das seis melhores do Estado, realizando cerca de 200 partos mensais.
 
A Santa Casa de Jahu, mantida pela Irmandade de Misericórdia do Jahu, está entre as 50 melhores santas casas e hospitais do Estado de São Paulo e entre as 100 melhores do Brasil.
A instituição filantrópica possui hoje mais de 1.000 funcionários, 223 médicos, 181 irmãos e 94 voluntários.

*Informações Santa Casa de Jahu