Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

NOVO FÔLEGO PARA OS FILANTRÓPICOS
23/09/2016

Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou um pacote de medidas para ‘salvar’ as Santas Casas e hospitais beneficentes, que inclui, entre outras ações, a liberação de R$513 milhões para filantrópicos e a ampliação do prazo de carência da linha de crédito Caixa Hospitais, de 84 para 120 meses.

As medidas anunciadas não são suficientes para suprir a dívida de R$22 bilhões do setor, mas serão capazes de nos dar fôlego para que possamos manter o atendimento à população.

Esta dívida se acumulou ao longo dos últimos dozes anos, devido à defasagem da tabela SUS e aos empréstimos de bancos privados e da Caixa Econômica Federal.  Durante este período, o Governo não adotou nenhuma ação para conter a crise econômica das entidades e muitos municípios tiveram que intervir com ajuda financeira, para evitar o fechamento de Santas Casas e hospitais filantrópicos.

A atitude do novo governo é o mínimo que se espera de um órgão que deve cumprir a Constituição e garantir a saúde universal a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no País.

A luta dos filantrópicos pela valorização e destinação de mais recursos nunca parou , com este novo anúncio a esperança do setor se renovou. Dias melhores virão e, se a palavra dita for cumprida, o atendimento a todos os brasileiros será mantido.

Daqui para frente, esperamos não somente ações emergenciais, mas um planejamento que apresente mudanças e reajustes anuais para que os pacientes do SUS possam ter um atendimento cada vez mais digno e eficaz.


Fonte: Revista Saude Online