Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FUNFARME/FAMERP PROMOVE 5ª JORNADA DE PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE PARA 130 PROFISSIONAIS
23/08/2016

Dada a importância de profissionais psicólogos na área hospitalar, a Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (SP) promoveu, na sexta-feira (19), sua 5ª Jornada de Psicologia Aplicada à Saúde para psicólogos, residentes, alunos e interessados na graduação da especialidade. O objetivo desta edição foi apresentar um panorama das atividades realizadas na Fundação e trazer ao debate as novidades no tratamento de pacientes na psicologia hospitalar.

Dando início às ministrações, a psicóloga Cristina de Oliveira Santos Miyazaki falou sobre a história do Serviço de Psicologia na Funfarme/Famerp e seus próximos desafios. “Em 2016, nosso Serviço comemora 36 anos de existência e, apesar de várias dificuldades passadas, conseguimos organizar um dos maiores e mais integrados Serviços do interior do Estado”, comentou Cristina. Para o futuro, a professora disse que estão avançados os processos necessários para a inauguração dos cursos de graduação e doutorado em psicologia da Famerp.

Em seguida, Dra. Anielli Pinheiro Nakazone, médica do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Base, falou sobre a Comunicação de Más Notícias, abordando a forma correta de fazê-la, pensando sempre no acolhimento e conforto dos familiares. Logo após, os psicólogos Jessica Aires da Silva Oliveira, Eduardo Santos Miyazaki e Randolfo dos Santos Jr. reuniram-se em uma mesa redonda, sob moderação da Dra. Helida Silva Marques, para debater sobre as Estratégias de Atendimento Psicológico no Contexto Hospitalar. À tarde, a Dra. Neide Micelli Domingos, professora da Famerp, trouxe um panorama sobre a Pesquisa em Psicologia da Saúde.

A Jornada inovou este ano ao pensar não só nos pacientes e familiares, mas também nos próprios profissionais envolvidos com o Serviço. Seguindo essa proposta, Dra. Eliane Regina Lucania, psicóloga do Setor de Bem Estar e Qualidade de Vida no Trabalho do HB, apresentou estudo que relaciona as habilidades emocionais com a incidência de estresse, depressão e ansiedade nas equipes médicas, de enfermagem e psicologia.

O aluno de psicologia da Unilago, Rafael Bregantin Salinas, elogiou a instituição por se preocupar com a qualidade de vida dos próprios psicólogos e por oferecer a ele e outros estudantes a oportunidade de trocar conhecimento com profissionais da instituição. “É importante profissionais experientes da Funfarme se proporem a fazer um evento para poder auxiliar a gente, que está estudando ou iniciando na profissão”.

Por fim, a Jornada foi finalizada com uma mesa redonda entre os psicólogos Thaysa Castro Molina, Lara Gouveia Marques de Souza, Andressa Talpo Zaqueo Vilalva, mediada pelo Dr. Nelson Iguimar Valerio, para debater sobre a Avaliação de Transtornos Mentais no Hospital.


Fonte: Revista Hospitais Brasil