Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

24º Congresso Fehosp inicia atividades em Campinas
13/05/2015

Cerimônia de abertura do evento reuniu mais de 400 pessoas
Na noite de ontem (12), foi realizada no auditório do hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas, a abertura oficial do 24º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo. Participaram da mesa cerimonial o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, a presidente do Conselho de Administração da Federação e coordenadora geral do evento, Zélia Therezinha Lopes Mimessi, a coordenadora científica, Kátia Ferraz Santana, o presidente do Sindhosfil, Edison Ferreira da Silva, e o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado estadual Itamar Borges.
 
“Preocupa-nos muito ressaltar nosso compromisso no envolvimento das entidades para que elas estejam unidas, trocando ideias e lutando por um mesmo propósito: o reconhecimento de nosso papel para a política nacional do SUS”, disse Edison. Já a coordenadora científica ressaltou o protagonismo das instituições filantrópicas para o funcionamento do sistema público de saúde. “O desfinanciamento tem ameaçado nossa missão e sobrevivência sustentável. Mas, como atores talentosos e criativos, nos reinventamos a cada dia e continuamos ocupando nosso espaço na rede de assistência ao SUS com humanização e resolutividade.

Infelizmente a  marca desse congresso será a palavra crise, a crise do País que se reflete no SUS, que se reflete em nossas entidades, que nunca conseguem sair da crise. Mas, haveremos de sair daqui fortalecidos, pela convicção de que nossas entidades são protagonistas e como tal devem ser ouvidas”, disse.
 
O deputado estadual Itamar Borges reforçou o apoio dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a luta do setor. “Tenho certeza que com nosso trabalho integrado vamos continuar avançando e buscando juntos essa grande bandeira: lutar pelo financiamento dos nossos hospitais”, salientou. Edson Rogatti reforçou que a data é duplamente especial, pois além da abertura do Congresso, também é dia do profissional da saúde, parabenizando a todos os presentes. “É nessa interação entre os congressistas e especialistas que estão aqui, que podemos conhecer o que os hospitais têm de melhor, realizarmos visitas e aprendermos um com as experiências dos outros, pois muitas vezes a solução para um de nossos problemas está na cidade ao lado”, afirmou. O diretor-presidente também lembrou que na sexta-feira (15) será realizado neste mesmo auditório o lançamento do movimento nacional em prol do setor. Para isso, estarão reunidos autoridades e provedores das maiores Santas Casas e hospitais beneficentes do País. “Nós só queremos aquilo que é nosso, um financiamento justo para cobrir os custos dos nossos hospitais.

Queremos dialogar com o Governo porque merecemos um olhar diferente das autoridades federais, estaduais e municipais”, opinou. “Quanto mais o setor estiver forte e unido, mais reinvindicações conseguiremos alcançar”, finalizou.