Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CESÁREAS ELETIVAS - RESOLUÇÃO DO CFM TEM O APOIO DA FEHOESP
23/06/2016

Hospitais apoiam cesáreas a partir da 39ª semana 

A FEHOESP- Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, representante de 533 hospitais privados, apoia a Resolução do CFM que prevê que os médicos só poderão realizar cesáreas eletivas, a pedido da gestante, a partir de 39 semanas de gestação.

Segundo o presidente da Federação, Yussif Ali Mere Júnior, a medida visa preservar a segurança da criança , já que estudos em várias partes do mundo concluem que a partir desse período há menos riscos para o bebê. "A medida pode também colaborar para que haja menos intercorrências  nos hospitais  por conta de cesáreas precipitadas", enfatiza o representante dos hospitais.

A FEHOESP ressalta ainda a importância das ações que vem sendo promovidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para incentivar o parto normal e diminuir as altas taxas de cesarianas, especialmente na rede particular de saúde. Em 2015, a agência editou uma norma, RN nº 398, que obriga os planos de saúde a divulgaram os percentuais de cirurgias cesáreas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médico, quando solicitados. Ainda estabeleceu que médicos passassem a utilizar o Partograma, um documento gráfico no qual é registrado tudo o que acontece durante o trabalho de parto.

 O projeto Parto Adequado, liderado pela ANS em parceria com o Hospital Albert Einstein e o Institute for HealthCare Improvement (IHI), também foi implantado com o objetivo de diminuir, na prática, o índice de cesarianas. Após seis meses de funcionamento, a iniciativa ajudou a aumentar em 7,4 pontos percentuais a taxa de partos normais nos estabelecimentos participantes – são 42 hospitais públicos e privados. Em 2014, a média de partos normais realizados neste universo era de 19,8%, passando para 27,2% em 2015.

 

 

 Email : imprensa@matsudapressbrasil.comFones : 3881-3745 / 97390-0935

 


Heloisa Matsuda- Email : imprensa@matsudapressbras