Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Profissionais do SUS ganham bolsas de estudos na área de cuidados paliativos
28/04/2016

Doações direcionadas ao Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) permitirão que quatro profissionais que atuam na rede pública de saúde façam a Pós-graduação em Cuidados Paliativos oferecida pela organização. Os valores doados possibilitaram a cobertura de 80% do custo total do curso.

Duas das bolsas foram ofertadas a médicos que desejavam fazer a modalidade de Especialização em Cuidados Paliativos. Outras duas foram destinadas a profissionais de outras áreas da saúde, como enfermeiros, psicólogos ou assistentes sociais, dentro da modalidade ‘Aperfeiçoamento’.

O programa de doação para educação tinha como requisito indispensável que os candidatos já atuassem em uma instituição que atendesse majoritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Prof. Dr. Daniel Neves Forte, que atua na coordenação da pós-graduação do IEP/HSL, as bolsas beneficiaram duas médicas e duas psicólogas que irão desenvolver projetos pioneiros em seus locais de trabalho: o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, em Jundiaí (SP), e o Hospital Estadual da Criança, do Rio de Janeiro (RJ). Cada instituição de saúde terá uma dupla de profissionais especializados.

“É muito gratificante saber que as doações permitiram oferecer as bolsas de estudos a profissionais da rede pública. Ao todo, oito projetos do SUS concorreram. Os dois projetos contemplados tinham profissionais experientes e motivados. Suas instituições ainda não possuem, de maneira estruturada, atendimento de Cuidados Paliativos. Porém as diretorias de ambos hospitais enviaram comunicado demonstrando apoio aos projetos por considerarem uma atividade premente para a qualidade e humanização da assistência. Estamos felizes de ajudar na qualificação de profissionais que possam multiplicar conhecimento. Educação é ferramenta de transformação, essencial para ajudar na humanização da saúde com qualidade”, finaliza o coordenador.


Portal Hospitais Brasil