Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FEHOSP realiza Curso de Faturamento SUS na Santa Casa de Jahu
18/04/2016

O Espaço Cultural da Santa Casa de Jahu foi palco de curso da FEHOSP, regional Marília, sobre Faturamento Hospitalar SUS. Representantes de Hospitais de Marília, Bauru, Avaré, Pederneiras, Bariri, Santa Cruz do Rio Pardo, Lençóis Paulista, Thereza Perlatti e Amaral Carvalho de Jaú, além das colaboradoras da Santa Casa de Jahu participaram. O curso foi ministrado por Sueli Friosi Lopes, enfermeira com 30 anos de carreira, pós-graduada em Saúde Pública, Auditoria em Saúde e Administração Hospitalar. O objetivo foi o de capacitar equipes envolvidas na assistência ao cliente, com foco em faturamento SUS, desenvolvendo autoconhecimento aos colaboradores de Gestão de Informações, com destaque para a importância do CNES e CIHA, que são sistemas de operacionalização do SUS. Também foram abordados temas como assistência hospitalar e ambulatorial nas informações de cobranças, conhecimento da estrutura da tabela SUS e suas particularidades.

Pela Santa casa participaram colaboradoras dos setores administrativo, auditoria e de enfermagem, que classificaram como muito proveitosa a atualização das informações sobre este importante tema para o funcionamento do hospital. “Ponto importante mencionado pela palestrante foi de que o faturamento começa no atendimento e que as anotações de enfermagem, quando bem efetuadas, são ferramentas valiosas para um faturamento adequado dos insumos utilizados”, disse a coordenadora de enfermagem da Santa Casa, Regiane Laborda.

A palestrante Sueli citou ainda que todos devem avaliar seu trabalho detectando ralos onde são desperdiçados dinheiro. “Temos que capacitar nossos funcionários fazendo-os entender que a saúde financeira do hospital esta diretamente ligada à nossa dedicação”, enfatizou.

Além das informações passadas, o curso enfatizou a valorização de cada função exercida pelas colaboradoras dentro do ambiente hospitalar. “Todos devem trabalhar com muito esforço naquilo que fazem. Tem muita gente de fora querendo entrar. Então, quem está empregado deve ter a consciência que deve desempenhar suas funções com dedicação e estar preparado para atender clientes/pacientes da melhor forma possível”, disse Sueli.

 


Assessoria de Comunicação - Santa Casa de Jahu