Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

COMBATE À OBESIDADE É FOCO DE CAMPANHA DE PREVENÇÃO A DOENÇAS RENAIS

Realizada pela Fundação Faculdade Regional de Medicina - Funfarme/Hospital de Base - HB e Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto- Famerp, a campanha do Dia Mundial do Rim, comemorado em 9 de março, reuniu grande número de pessoas no “Shopping HB”. A ação deste ano foi focada no tema “Doença Renal e Obesidade - Estilo de vida saudável para rins saudáveis” e chama a atenção para os riscos que o excesso de peso pode acarretar nestes órgãos. Nesta edição, a equipe da Fundação atendeu mais de 500 pessoas.

Foi oferecida à população orientação sobre o assunto, além da realização gratuita de exames rápidos de urina, glicemia, aferição da pressão, pesagem, medição da circunferência abdominal e da altura. Todos os que participaram responderam a um questionário com histórico familiar de doenças e hábitos alimentares e físicos. Todos aqueles que tiveram alguma alteração em seus exames foram aconselhados a procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas casas.

Os atendimentos foram feitos por 30 alunos da Famerp, Unilago e UNIP, além de contarem com a supervisão de cinco professores dessas três faculdades também. Além disso, dois residentes da nefrologia da Fundação estiveram presentes. Um no período da manhã e outro no período da tarde. Na UBS da Vila Toninho também houve atendimento à comunidade.

Uma das organizadoras, a professora de enfermagem da Famerp, Rita de Cássia Helu Mendonça Ribeiro, enfatiza: “quanto mais cedo o problema for detectado e o quanto antes começarem as mudanças nos hábitos, alimentares e físicos, mais efetivo será o tratamento e maiores serão as chances de se evitar problemas futuros nos rins, além de evitar outras doenças.”

O motorista de uma Prefeitura da região, Bismar Barão Pariz, de 59 anos, resolveu se consultar e gostou do resultado. “Não deu nada alterado. Estou muito satisfeito, pois o atendimento foi muito esclarecedor. Agora sei um pouco mais dos cuidados que devo ter no dia a dia para não afetar meu rim. Essa iniciativa da Faculdade de do Hospital é excelente”.

O diretor executivo e nefrologista da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, faz uma alerta. “A campanha tem o intuito de esclarecer a população sobre os riscos de desenvolver Doenças Renais Crônicas (DRCs). É por meio de exames simples, como o de creatinina e urina tipo 1, que se detecta algum problema na função renal. Portanto, aqueles que têm na família histórico de obesidade, hipertensão e/ou diabetes devem estar ainda mais atentos ao seus rins e pedir ao médico por estes exames. Quanto mais cedo se descobrir algum problema, mais eficiente será o tratamento”, ressaltou o médico.

Obesidade no mundo

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), lançado em janeiro deste ano, 58% da população latino-americana e caribenha estão com sobrepeso, o que corresponde a 360 milhões de pessoas.

Em editorial da Sociedade Brasileira de Nefrologia de fevereiro de 2017, especialistas afirmam que a obesidade pode levar ao desenvolvimento de doenças como: hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares. Estas patologias, por sua vez, estão diretamente ligadas ao aparecimento de DRCs e que podem evoluir para a perda do órgão. É justamente por meio da orientação que a campanha visa diminuir e alertar sobre possíveis complicações.

Assessoria de Imprensa - FUNFARME